Gémeo Luís, nome literário de Luís Mendonça, é professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e na Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos. É também ilustrador, designer e editor.
Ilustrou para os mais novos textos de Alice Vieira, José Alberto Marques, Luís Adriano Carlos, Emílio Remelhe, Elliot Rain, Eugénio Roda e Estevão Roque, entre outros. Em 2005 ganhou o Prémio Nacional de Ilustração da Direcção-Geral do livro e das Bibliotecas do Ministério da Cultura, pelas ilustrações do livro O quê, que, quem de Eugénio Roda (pseudónimo de Emílio Remelhe). Foi também distinguido com duas menções especiais do Prémio Nacional de Ilustração: em 2002 pelas ilustrações do livro Grávida no Coração de Paula Pinto da Silva e, em 2004, pelas de O que é um homem sexual? de Ilda Taborda.
(CDAP/2009)
Recorrendo a técnica de recorte em papel kraft, o trabalho do ilustrador resulta em imagens dinâmicas, como podem observar nas fotos da exposição que decorreu na Be do Centro:
Escolhi-o porque fala do tempo e da sua brevidade.
Escolhi-o porque fala do tempo e porque nos impele a dar a volta ao tempo.
Escolhi-o porque nos incita a sonhar, a brincar e a fruir a vida.
TROCAR AS VOLTAS AO TEMPO
Álbum de pequeno formato e original grafismo, este volume, distinguido com uma menção especial no “Prémio Internacional de Compostela 2008” é constituído por um diálogo versificado onde a questão do tempo é central. Deste modo, e apesar de a criança conhecer os elementos que organizam e ordenam o tempo e o seu desenrolar (anos, meses, semanas, dias, horas, minutos e segundos), não desiste de ir pedindo mais tempo ao tempo, de modo a ter mais oportunidades para brincar, se divertir e, no fundo, fazer o que mais gosta. Espécie de manifesto poético contra o tempo que foge apressado e velozmente, este álbum propõe, em alternativa, uma fruição mais tranquila e saboreada da vida, capaz de escapar das rotinas e das pressas.