segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

domingo, 16 de dezembro de 2012

Festa de Natal no CEAC


No dia 14 de dezembro de 2012, realizou-se mais uma festa de Natal, no pavilhão polivalente, do Centro Escolar de Assentis e Chancelaria, envolvendo cerca de 220 crianças, do Jardim de Infância e 1º ciclo.

Foi feito o agradecimento público, do envolvimento das famílias, na vida da escola. Particular empenho e dedicação têm manifestado os representantes dos Encarregados de Educação, deste Centro Escolar, sempre prontos a colaborar, quando é necessário. Efetivamente “A escola é aquilo que os intervenientes quiserem que seja”.

Neste dia invernoso, a chuva não dissuadiu os Encarregados de Educação de estarem presentes em massa, para apreciarem as suas crianças.
O verde e vermelho das camisolas que vestiram deu colorido à festa, onde foram entoadas várias canções natalícias. Também houve a representação do Auto de Natal, com todos as figuras de um presépio vivo, seguindo-se a coreografia da canção “Vem chegando o Natal” e a atuação terminou com o "Balancé de flautas."

Por fim chegaram os homens de vermelho e barbas brancas, "Mós Rolantes" que, como sempre, foram a adoração das crianças.

 
Click to play this Smilebox slideshow                     
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
A picture slideshow by Smilebox

sábado, 8 de dezembro de 2012

"Histórias Grátis em Tempos de Crise" com Filipe Lopes

Um grupo de 35 pessoas vai participar na oficina "Histórias Grátis em Tempos de Crise", na próxima 3ª feira, dia 11 de dezembro, dinamizada por Filipe Lopes.
 
Entre os participantes estão pais/familiares, professores de diferentes ciclos de ensino, assistentes operacionais e amigos.
 
Irá ser um espaço de partilha e de aprendizagem bem interessante com um lanche pelo meio para ganhar energia, já que esta oficina decorre em horário pós-laboral com a duração de 3 horas (das 18:00h às 21:00h).
 


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

"HISTÓRIAS GRÁTIS EM TEMPOS DE CRISE"

CONVITE


A Biblioteca do Centro Escolar de Assentis e Chancelaria convida todos aqueles que se interessam por histórias e valorizam os serões passados em família ao redor da lareira a inscrever-se na oficina "Histórias grátis em tempos de crise", a realizar no dia 11 de dezembro, das 18:00 às 21:00 horas.
 
Nesta oficina tem a oportunidade de de forma informal e divertida, recordar histórias antigas, “do tempo dos nossos avós” e até mesmo livros que, por não terem aquelas cores garridas e o design mais moderno julgámos que já não iam entusiasmar os nossos filhos e ouvintes.
 
Os dias difíceis pelos quais todos passamos são também uma oportunidade para voltar a ter espaço para o convívio, para tempo de qualidade em família. Com esta oficina pretende-se dotar os participantes de algumas noções técnicas sobre o ritmo, expressividade, colocação de voz e estruturação da narrativa para que estes possam relembrar (ou mesmo criar) histórias que encantem as exigentes audiências familiares. Quaisquer que sejam as razões pelas quais se passou a ter mais “tempo livre” são boas para ocupar esse espaço com uma atividade que reforça os laços familiares, é educativa e pode ser extremamente divertida.
Filipe Lopes e o Contador de Histórias fez-nos esta proposta que aceitámos desde logo, inscreva-se e reserve, desde já, o seu lugar.
 
Não perca esta oportunidade!!


domingo, 2 de dezembro de 2012

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS PARA MIÚDOS E GRAÚDOS: LER MAIS PARA DORMIR MELHOR


No passado dia 23 de novembro, pelas 21:00 horas, pais, encarregados de educação e filhos deslocaram-se ao Centro Escolar de Assentis e Chancelaria para visitar a FEIRA DO LIVRO que está a decorrer na Biblioteca Escolar.
 
Ainda vieram para assistir à sessão de Helena Pires, técnica da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes de Torres Novas, intitulada "A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS PARA MIÚDOS E GRAÚDOS: LER MAIS PARA DORMIR MELHOR". 
 
Os pais foram envolvidos numa reflexão conjunta sobre a arte de contar histórias.
 
E as crianças, essas foram seduzidas a ouvir histórias antes de adormecer.
 
Foi uma noite bem passada com muitas histórias e muita leitura.
 
 







terça-feira, 27 de novembro de 2012

Casas com Livros - ações novembro/dezembro

Ações para novembro e dezembro em parceria com o SABE. Como poderão ver no cartaz abaixo temos iniciativas várias:

- Feiras do livro

- Encontros com Escritores

- Espetáculos de teatro

sábado, 24 de novembro de 2012

BECEAC no Festival do Almonda


A convite da ADIRN (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte) e com o apoio do SABE/BMGPL, os alunos de 3º e 4º Ano do Centro Escolar de Assentis e Chancelaria foram a Torres Novas acompanhados da Professora Bibliotecária e das respetivas professoras titulares, para assistir ao lançamento do livro “Voando sobre o rio Almonda”.

Antes da apresentação do livro, os alunos visitaram a BMGPL e estiveram na sala infantil, no Arquivo e assistiram a uma apresentação sobre o património natural do Rio Almonda.

Chegada a hora fomos todos para o auditório, onde assistimos à apresentação do livro de Alexandra Sirgado e tivemos ainda a oportunidade de ver uma exposição das ilustrações do mesmo livro.

Para nossa surpresa ofereceram-nos um excelente lanche. Mas não foi tudo.  Ainda pudemos estar com o Cozinheiro de Contos, que cozinhou para nós “A Chocolata”.

Que dia em cheio!!



 
Click to play this Smilebox collage
Create your own collage - Powered by Smilebox
Customize your own free picture collage

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Semana das Bibliotecas - filmes das atividades

Como se costuma dizer "mais vale tarde que nunca"e, por isso, aqui deixo os filmes das atividades realizadas na Semana das Bibliotecas.

Atividade: O Tapete Mágico, dinamizado por Helena Pires



Atividade: O Fotopuzzle, pelo Arquivo Municipal da BGMPL de Torres Novas


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Há Cinema na BECEAC

Este é o logo da iniciativa de apresentação de filmes na Biblioteca do Centro Escolar de Assentis e Chancelaria, no sentido de ocupar os tempos livres dos alunos há hora de almoço e, também, porque o cinema é uma experiência cultural importante, assim como a música e a literatura.
 
  Neste âmbito os alunos do 3º e 4º ano estiveram na Biblioteca, na hora de almoço, a visionar o filme "Tintim no Tibete". Após o visonamento do filme, os alunos avaliaram a sessão de cinema como excelente.

domingo, 11 de novembro de 2012

O CEAC na imprensa regional "O Almonda"



9 de Novembro de 2012. Etiquetas: Sociedade.

Há histórias que merecem uma abordagem diferente. E a visita de um grupo de professores oriundos de vários países europeus a Torres Novas é uma delas. No final da visita, que se assinalou na quarta-feira, dia 31 de Outubro, ficaram duas certezas. Temos nos “Centros Escolares” projetos que enchem de admiração quem nos visita e não há quem receba como nós.
Este projeto “Comenius” em que participa o Agrupamento Gil Paes visa o pré-escolar, com 14 países participantes, procura-se dar a conhecer realidades diferentes, tendo por base as “Tradições dos países”. Cada encontro tem um tema e no caso do Centro Escolar de Assentis-Chancelaria o escolhido foi “Ambiente e Natureza”.
Numa conversa tida com alguns dos professores que nos visitaram foi possível descobrir que os portugueses até podem não ter os melhores indicadores económicos do mundo, mas teremos sim os melhores indicadores de simpatia. E os professores europeus não se cansaram de dar testemunho disso, sublinhando a forma como foram recebidos. Mais do que agradados, estavam espantosamente maravilhados. Pode-se agora dizer que quem anda em visita ficará mais facilmente agradado ou maravilhado, que apenas vê o lado positivo, mas pelo que nos foi transmitido não há em nenhum dos países representados condições como aquelas que encontraram no Centro Escolar de Assentis-Chancelaria. Apenas os grandes centros urbanos têm semelhantes condições, mas no interior «nem pensar», contaram e foi isso o que mais os impressionou.

LML

Ler mais na edição impressa.
retirado de: http://oalmonda.net/?p=9193

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Projeto Comenius "Little Europeans Know Each Other" - Encontro em Portugal

Recebemos no Centro Escolar de Assentis e Chancelaria os parceiros do Projeto Little Europeans Know Each Other, onde participaram os países França, Itália, Inglaterra, Polónia e Turquia.
 
 Este encontro decorreu de 29 a 31 de Outubro. Dele fizeram parte muitas actividades pedagógicas e culturais entre as quais destacamos as sessões de trabalho na Biblioteca Escolar do Centro, onde cada país apresentou o seu trabalho relativo ao tema natureza/ambiente, as sessões de trabalho nas salas do Jardim-de-Infância, o reviver do tradicional Dia dos Bolinhos que envolveu o CEAC, a Associação Recreativa e Musical de Outeiro Grande e toda a comunidade educativa e local. A nível cultural fizemos várias visitas dando a conhecer o que de melhor temos na região, a saber, Grutas de Santo António, Nazaré, Batalha, Fátima, Tomar e Torres Novas.
 
Este encontro culminou com um jantar no refeitório do CEAC, onde estiveram presentes a autarquia, a direcção do Agrupamento de escolas Gil Paes, a Presidente do Conselho Geral, a direcção do Centro de Dia de Assentis, todos os docentes do CEAC e Educadores de Infância do Agrupamento de Escolas Gil Paes e Assistentes operacionais que voluntariamente trabalharam para que tudo decorresse pelo melhor. Animaram este jantar o Rancho Folclórico de Torres Novas e o Sr.º Vasco Serra, avô de meninos que frequentam o Centro Escolar.
 
Podemos afirmar, que todo o encontro decorreu muito bem e que teve para todos um “sabor” muito especial.
 
Deixo o vídeo do encontro:
 

sábado, 27 de outubro de 2012

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Projeto Comenius do Pré-escolar - Encontro em Portugal

Nos dias 29, 30 e 31 de outubro os nossos parceiros do projeto Comenius "Little Europeans Know each Other" veem visitar-nos.Vamos ter, então, no Centro Escolar professores de diferentes países, a saber: França,Inglaterra,Itália,Polónia e Turquia. Desta vez, o tema de trabalho é a natureza/o meio-ambiente e temos atividades e visitas muito interessantes para lhes mostrar. Estamos prontos para os receber com toda a alegria e estamos certos também que vão gostar de conhecer as nossas tradições,a nossa escola, os nossos meninos e os trabalhos bonitos que fazem.

domingo, 21 de outubro de 2012

Semana das Bibliotecas Escolares

Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ".
Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.
Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.
As bibliotecas são uma das criações humanas que melhor cumprem este desígnio, de perpetuar, gerar e promover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruída. A importância particular das bibliotecas no campo educativo faz delas uma das chaves maiores deste desígnio.

Neste âmbito, a Biblioteca do Centro Escolar de Assentis em parceria com o Serviço de Apoio às Bibliotecas preparou uma série de atividades para vários jardins-escola e Escolas básicas do 1º ciclo.

Aqui deixo o cartaz do SABE e o das atividades:
 
 
 

sábado, 20 de outubro de 2012

Formação de Utilizadores


As turmas de 1º ano visitaram a BECEAC para aprenderem as regras de funcionamento da Biblioteca.
Para além disso, foi-lhes apresentado o blogue "A Nossa Biblioteca" e experimentámos a página dos Jogos Didáticos e a das Histórias+. Todos juntos jogámos o jogo do alfabeto e ouvimos as histórias "O incrível rapaz que comia livros" e "A menina que detestava livros".

Deixo os links do jogo e das histórias para quem quiser experimentar ou repetir a experiência:

segunda-feira, 18 de junho de 2012

SEMANA DE ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO 2011-2012

Na semana de 11 a 15 de junho, numa iniciativa conjunta entre a Biblioteca Escolar de Assentis e Chancelaria e os Coordenadores do Ensino Pré-escolar e de 1º Ciclo,  comemorou-se o encerramento do ano letivo de 2011-2012.

Deste modo, nas escolas de Ensino Pré-escolar e de 1º Ciclo do Agrupamento Gil Paes ocorreram diversas iniciativas, sendo que os principais objetivos foram divulgar o trabalho realizado ao longo do ano no âmbito das leituras efetuadas, promover o livro e a leitura com encontros de escritores e sessões de animação e conviver com toda a comunidade educativa.

Para melhor se inteirar desta iniciativa deixo o cartaz desta semana de encerramento do presente ano letivo:

domingo, 10 de junho de 2012

TROCAS LIVROKAS



A iniciativa Trocas Livrokas, promovida pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) do município de Torres Novas e as Bibliotecas Escolares de todos os agrupamentos do Concelho, decorreu no dia 6 de junho, no Jardim das Rosas junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes. Esta iniciativa obteve um enorme êxito junto dos alunos e professores que estiveram presentes.

sábado, 26 de maio de 2012

As memórias da história voltam para encher de vida e cor o centro histórico de Torres Novas, numa edição que nos leva de volta aos perfumes e sabores do século XVI. Dedicada às cortes de 1525, decorreu a Feira quinhentista 2012 "O Dote da Princesa", onde os meninos do Pré-escolar e do 1º ciclo, os alunos da EB1 de Carvalhal da Aroeira e o Pré-escolar de Lamarosa, professores e funcinários do Centro Escolar de Assentis e Chancelaria participaram desfilando com belos fatos alusivos à época. Eis o filme do desfile:

quarta-feira, 9 de maio de 2012

terça-feira, 8 de maio de 2012

COMEMORAÇÃO NA BECEAC DO DIA DA SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÕES

O Centro Escolar e a Biblioteca de Assentis e Chancelaria promoveram, no dia 2 de maio, a oficina de “Identificação de suportes e técnicas” dinamizada pelo Arquivo Municipal, uma iniciativa no âmbito da comemoração do DIA DA SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÕES. Esta oficina destinou-se aos idosos dos Centros de Dia da Assentis e de Chancelaria, que vieram à escola conhecer quais os materiais que constituem o documento gráfico e os seus fatores de deterioração. Para além desta oficina, tiveram oportunidade de conhecer a diferença entre livros em papel e livros digitais (os suportes da geração mais nova) e em conjunto com a turma do 1º A leram/ouviram o livro de Alice Vieira “As moedas de ouro de Pinto Pintão”. Ainda, conversaram sobre as suas experiências formadoras mais valiosas, na escola, no trabalho, na vida social e na família. Para terminar a comemoração deste dia foi-lhes oferecido um lanche. Segundo a opinião desta geração de avós e bisavós este dia foi uma excelente ocasião para contatar com os mais novos. Foi um dia excecional! Aqui deixo o vídeo da sessão:

terça-feira, 1 de maio de 2012

Projeto Comenius - 2º Encontro

Nos dias 21, 22 e 23 de abril ocorreu o 2º Encontro do Projeto Comenius "Little Europeans Know Each Other". Encontraram-se em Elazig, na Turquia, todos os parceiros dos países envolvidos para apresentarem os projetos, realizados pelos alunos do ensino Pré-escolar, nas áreas das comemorações/tradições, ciência e artes. Esta partilha de boas práticas e de ideias foi muito interessante e proveitosa. Aqui ficam algumas fotos do encontro:

Add caption





segunda-feira, 30 de abril de 2012

Comenius project "Little Europeans Know Each Other"

As crianças do ensino Pré-escolar do Centro Escolar de Assentis e Chancelaria, Torres Novas estão envolvidas no projeto Comenius - " Little europeans know each other". Este projeto foi lançado em agosto de 2011 e onde estão envolvidos 6 países: Turquia (país coordenador), França, Polónia, reino Unido, Itália e Portugal. Tem como objetivos: trocar informações sobre os sistemas de ensino dos vários países; trocar experiências entre professoras de pré-escolar e promover as boas práticas; congregar informações de diferentes culturas e países e despertar nas crianças a importância da aprendizagem de línguas estrangeiras e das tecnologias de informação e comunicação. Eis o nosso logotipo:

terça-feira, 17 de abril de 2012

Semana da Leitura - Silêncio...Vamos Ler!

Ler durante 30 minutos, onde quiser e o que quiser - esta iniciativa visa desenvolver o prazer de ler em todos os elementos da comunidade educativa.

sábado, 14 de abril de 2012

Mosaico de fotos das atividades que decorreram no CEAC no último dia de aulas do 2º período


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Era uma vez um conto que contava o mundo inteiro

Era uma vez um conto que contava o mundo inteiro. Na verdade não era só um, mas muitos os contos que enchiam o mundo com as suas histórias de meninas desobedientes e lobos sedutores, de sapatinhos de cristal e príncipes apaixonados, de gatos astutos e soldadinhos de chumbo, de gigantes bonacheirões e fábricas de chocolate. Encheram o mundo de palavras, de inteligência, de imagens, de personagens extraordinárias. Permitiram risos, encantos e convívios. Carregaram-no de significado. E desde então os contos continuam a multiplicar-se para nos dizerem mil e uma vezes: "Era uma vez um conto que contava o mundo inteiro…"
Quando lemos, contamos ou ouvimos contos, cultivamos a imaginação, como se fosse necessário dar-lhe treino para a mantermos em forma. Um dia, sem que o saibamos certamente, uma dessas histórias entrará na nossa vida para arranjar soluções originais para os obstáculos que se nos coloquem no caminho.
Quando lemos, contamos ou ouvimos contos em voz alta, estamos a repetir um ritual muito antigo que cumpriu um papel fundamental na história da civilização: construir uma comunidade. À volta dos contos reuniram-se as culturas, as épocas e as gerações, para nos dizerem que japoneses, alemães e mexicanos são um só; como um só são os que viveram no século XVII e nós mesmos, que lemos um conto na Internet; e os avós, os pais e os filhos. Os contos chegam iguais aos seres humanos, apesar das nossas grandes diferenças, porque no fundo todos somos os seus protagonistas.

Ao contrário dos organismos vivos, que nascem, reproduzem-se e morrem, os contos são fecundos e imortais, em especial os da tradição oral, que se adequam às circunstâncias e ao contexto do momento em que são contados ou rescritos. E são contos que nos tornam seus autores quando os recontamos ou ouvimos.

E também era uma vez um país cheio de mitos, contos e lendas que viajaram durante séculos, de boca em boca, para mostrar a sua ideia de criação, para narrar a sua história, para oferecer a sua riqueza cultural, para aguçar a curiosidade e levar sorrisos aos lábios. Era igualmente um país onde poucos habitantes tinham acesso aos livros. Mas isso é uma história que já começou a mudar. Hoje os contos estão a chegar cada vez mais aos lugares distantes do meu país, o México. E, ao encontrarem os seus leitores, estão a cumprir o seu papel de criar comunidades, de criar famílias e de criar indivíduos com maior possibilidade de serem felizes.

Francisco Hinojosa

(trad. Maria Carlos Loureiro)

segunda-feira, 19 de março de 2012