são os votos da professora Bibliotecária Filomena Claudino
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
FESTA DE NATAL NO CEAC
O dia 17 de Dezembro de 2010 foi dia de festa no Centro Escolar com a presença de muitos Encarregados de Educação e familiares.
Iniciou-se a festa com um momento musical, sendo que os meninos do Jardim de Infância e do 1º Ciclo cantaram várias canções de Natal e que terminou com a canção “A todos um bom Natal” cantado por todos, professores, alunos e funcionários.
De seguida, actuou a Banda do Outeiro Grande e o grupo de dança da Escola Manuel Figueiredo.
Por fim, apareceram os Motards vestidos de Pai Natal, que fizeram as delícias da criançada.
No final das actividades, Encarregados de Educação, familiares e alunos visitaram o Centro e tiveram a oportunidade de apreciar as nossas decorações desta época natalícia.
SABES, MARIA, O PAI NATAL NÃO EXISTE!
No âmbito do projecto Leituras Animadas foi trabalhada com os alunos do Pré-escolar a mais recente narrativa de temática natalícia de Rita Taborda Duarte - "Sabes, Maria, o Pai Natal não existe!", onde a autora desconstrói o imaginário infantil, brilhantemente apoiada nas divertidíssimas ilustrações de Luís Henriques.
Inicialmente as crianças conversaram sobre a figura simbólica do Pai Natal e depois visualizaram a história digital. Após o visionamento da história, dialogou-se sobre as situações apresentadas, as variações de humor e de estado de espírito verificadas na personagem do Pai Natal e os meninos receberam uma prenda porque todos disseram acreditar no Pai Natal ao contrário do Frederico.
CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA
Em parceria com o Serviço de Apoio às Bibliotecas (SABE) vai realizar-se o Concurso Concelhio de Leitura que terá a participação de todas as escolas do Concelho de Torres Novas. Assim, no dia 10 de Dezembro os alunos do 3º e 4º Ano ficaram a conhecer a autora e a sua obra e assistiram à apresentação digital do livro que terão que ler para a 1ª fase do referido concurso - "O Castelo dos Livros", de Maria Teresa Maia Gonzalez.
Este vídeo digital está disponível em http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/index1.php
ÁRVORE DOS DESEJOS
Os alunos foram convidados a aparecerem na Biblioteca para formularem o seu desejo para 2011.
Aqui fica a nossa árvore dos desejos:
Aqui fica a nossa árvore dos desejos:
PARTILHAR FAZ SORRIR
Projecto de intercâmbio com Cabo Verde - "Partilhar faz sorrir"
Esta actividade visa ajudar os meninos de Cabo Verde entregando na Biblioteca aquilo que já não nos faz falta e que queremos partilhar com os outros.
Não deixem de ajudar, tragam um simples lápis, uma borracha e uma esferográfica. Dar não dói, faz sorrir!...
Estas crianças necessitam de talheres, pratos e copos para continuarem a comer na cantina escolar!
Vamos fazer sorrir quem tem menos do que nós. Muito obrigada!
DESTAQUE DO MÊS DE DEZEMBRO
Sendo o mês de Dezembro a época natalícia, a Nossa Biblioteca foi decorada com árvores feitas de revistas antigas e foi preparado o expositor para o destaque do mês, que foi obviamente sobre o Natal.
Os nossos alunos gostaram tanto das árvores de Natal que quiseram aprender como se fazia. Aprenderam e fizeram várias que deixaram na Biblioteca ou levaram para casa.
Se quiseres saber como se faz vê este vídeo.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
A MELHOR MÃE DO MUNDO
As Professoras titulares das turmas de 3º e 4º ano trabalharam com os seus alunos os livros "A Melhor Mãe do Mundo" e "Que bicho te mordeu?".
Ficam aqui alguns exemplos de trabalhos sobre a história "A melhor mãe do mundo". Os alunos ouviram apenas parte da história que ilustraram e escreveram a sua continuação.
O Gil não tinha dinheiro. Então foi a casa buscar dinheiro e seguiu em frente para a loja das mães. Cada uma custava 2000€ (euros). Escolheu, escolheu, escolheu e encontrou uma mãe ideal para ele. Ela era alta, magra, loura, olhos castanhos e de sorriso rasgado. Estava vestida de uma forma engraçada, usava uma t-shirt às riscas laranja e verde com umas calças de ganga brancas e umas sapatilhas desportivas da nike.
Depois de a ter comprado, ela levou-o a conhecer a sua casa grande e bonita.
Ele gostou muito da sua nova mãe e da casa que nem se lembrou da outra mãe.
E viveram felizes para sempre!
Francisco Branco
O Gil foi ter à”loja das mães”, que ficava ao fundo do jardim onde as mães levam os filhos para aprender a andar de bicicleta.
Entrou e viu muitas mães, começou do princípio ao fim.
A primeira era muito magra; a segunda muito gorda; a terceira muito branca; a quarta muito preta e a quinta era imensamente feia.
Quando chegou a casa a mãe perguntou-lhe onde é que ele tinha ido e ele respondeu:
- Fui dar uma volta.
Mas quando a mãe dele disse que ele podia fazer as coisas que ele quisesse, ele deu um pulo de alegria e disse que ela era a melhor mãe do mundo.
Rafael
DESAFIO: À DESCOBERTA DE...
Os alunos vieram em grupos à Biblioteca, preparam-se para o desafio e puseram mãos à obra - tinham que pesquisar informações nos cartazes
expostos na Biblioteca para responderem a uma ficha que lhes foi dada.
É óbvio que a competição entre eles foi grande, dado que havia prémios em jogo: um livro da escritora da colecção 7 irmãos.
Os premiados foram os alunos David e Wilson que ganharam livros da colecção 7 irmãos, que eles alegremente receberam para dar a autografar à Escritora e para ler.
ENCONTRO COM A ESCRITORA MARIA JOÃO LOPO DE CARVALHO
No dia 9 de Dezembro esteve connosco a Escritora Maria João Lopo de Carvalho, que os alunos do 3º e 4º ano adoraram conhecer. Tiveram a oportunidade de conversar e fazer as suas perguntas sobre os livros da autora que eles já conheciam pelo trabalho prévio que foi realizado pela Professora Bibliotecária e pelas Professoras Titulares das turmas ( esse trabalho será publicado nos próximos posts).
Aqui apresento o filme deste encontro que reflecte muito bem todo o entusiasmo dos alunos.
FEIRA DO LIVRO & ENCONTRO COM A ESCRITORA MARIA JOÃO LOPO DE CARVALHO

Convidámos para este evento uma Escritora com o objectivo de aproximar os alunos da leitura e da obra, bem como, contactarem de perto com o autor. Neste caso, a escolha recaiu na escritora Maria João Lopo de Carvalho. Assim, os alunos puderam contactar directamente com a autora e satisfazer a sua curiosidade fazendo perguntas sobre os seus livros, que tinham lido antecipadamente.No final, houve sessão de autógrafos.
Podemos considerar que esta actividade teve muito sucesso e que toda a comunidade educativa compareceu para comprar e explorar os livros.
Apresenta-se o filme realizado com algumas fotos da feira.
Apresenta-se o filme realizado com algumas fotos da feira.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
EXPOSIÇÕES ITINERANTES: EM TRAÇOS MIUDOS - B.D. INFANTIL PORTUGUESA E NOTÍCIAS DA 1ª REPÚBLICA NA IMPRENSA DE TORRES NOVAS-1910 A 1926
Em traços miúdos – BD infantil Portuguesa
Durante as semanas de 29 de Novembro a 13 de Dezembro, a Biblioteca do Centro Escolar de Assentis e Chancelaria recebeu uma exposição de Banda Desenhada Infantil Portuguesa que apresenta diversos autores nacionais que, ao longo da sua carreira, tiveram a preocupação em utilizar uma linguagem gráfica dirigida aos mais novos.
Durante as semanas de 29 de Novembro a 13 de Dezembro, a Biblioteca do Centro Escolar de Assentis e Chancelaria recebeu uma exposição de Banda Desenhada Infantil Portuguesa que apresenta diversos autores nacionais que, ao longo da sua carreira, tiveram a preocupação em utilizar uma linguagem gráfica dirigida aos mais novos.
Esta exposição esteve, sob a orientação do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem da Amadora, destinada à Comunidade Escolar e ao público em geral.
As turmas do Centro percorreram esta exposição, escolheram o quadro que mais gostaram e contaram a história.
Notícias da 1ª República na Imprensa de Torres Novas – 1910 a 1926
Trata-se de uma exposição elaborada pelo Arquivo Histórico de Torres Novas a propósito da comemoração do centenário da República, destinada a toda a comunidade escolar.
Trata-se de uma exposição elaborada pelo Arquivo Histórico de Torres Novas a propósito da comemoração do centenário da República, destinada a toda a comunidade escolar.
Decorreu na semana de 7 a 13 de Dezembro de 2010 e contou com a curiosidade dos mais novos.
domingo, 12 de dezembro de 2010
POSTAIS DE NATAL: IMPRIMIR E COLORIR
Se queres oferecer à tua família e amigos um postal de Natal personalizado basta clicares na imagem abaixo, imprime-a e pinta-a a teu gosto.
A TARTARUGA QUE QUERIA DORMIR
O PINTOR E O PÁSSARO
Ainda no mês de Novembro a Biblioteca Itinerante veio à nossa biblioteca dinamizar o livro de Max Velthuijs, " O Pintor e o Pássaro", que os meninos do 1º e 2º Ano assistiram com muito agrado e entusiasmo, dado que houve muita interacção entre eles e o pássaro que fugiu do quadro do pintor!!
sábado, 11 de dezembro de 2010
A LESMA CONSTIPADA
APRESENTAÇÃO DA OBRA
Porque andará a lesma tão atormentada?
Permanentemente constipada, não se conforma com a sua condição: tanta humidade não lhe permite resistir às malditas constipações nem levar uma vida normal. Como resolver tal problema?
Após várias tentativas falhadas, toma uma decisão: afinal, se outros parceiros se defendem em seus abrigos, porque não adquirir habitação própria?
Mas a ambição cega-a. Não se contenta com um simples atrelado como o do caracol. Quer um atrelado «estupendo», «enormíssimo», capaz de provocar inveja. E, apesar dos avisos, acaba por comprar à tartaruga um gigantesco atrelado. Mas, ao tentar deslocá-lo, perde as forças e desmaia. Vale-lhe o médico que lhe faz compreender o seu problema: o mal que a atormenta não são as constipações, mas antes uma enorme alergia à alface. Por isso, bastar-lhe-á mudar a alimentação e, quanto ao atrelado, porque não alugá-lo para casamentos e baptizados?!
Moral da História: Quem tudo quer tudo perde.
Moral da História: Quem tudo quer tudo perde.
LEITURA DA OBRA
No dia 18 de Novembro decorreu na Biblioteca uma sessão de leitura integral da fábula "A Lesma Constipada ", de Bruno Santos. Durante a sessão de leitura os alunos identificaram as características mais relevantes dos animais que nela desempenham o papel de personagens e aos quais se faz alusão (a lesma, o caracol, o caranguejo, a tartaruga e o búzio).
Numa segunda sessão, no dia 25, os alunos de 3º e 4º ano, da sala 13, manifestaram a sua criatividade escolhendo um animal, desenhando-o e evidenciando a sua "casinha".
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
LUSOFONIA III

Crianças Lusófonas |
Trabalhos dos alunos das salas 10 e 13 |
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
LUSOFONIA II
Como referido no post anterior a equipa da Biblioteca Itinerante esteve na nossa Biblioteca a apresentar uma pequena dramatização baseada no conto tradicional "Os 3 desejos".
Recordam-se da história? ...
A história do Manel e da Maria que, passando a vida a suspirar por isto e por aquilo, quando lhes foi permitida a realização de 3 desejos, desorientaram-se nos pedidos e acabaram por ficar sem nada?!
É um conto muito divertido, por causa da gulodice da Maria, da rabujice do Manel e da tão apetecida chouriça!
A Sandra foi a Narradora e a fada, a Maria foi a Helena e o Manel foi o Edgar.
Esta história apresenta variantes em diferentes países europeus, como em Inglaterra onde, em lugar do chouriço, o elemento que surge aos velhinhos e que acaba por substituir as riquezas sonhadas, é um pudim de chocolate. Outra versão, encontrada em Porto Rico, apresenta-nos uma avô cujo marido, furioso por ela ter desperdiçado um dos desejos, pede que ela fique com orelhas de burro.
Deixo aqui "Os 3 Desejos" e as fotos da actividade:
Deixo aqui "Os 3 Desejos" e as fotos da actividade:
Fotos da actividade com as turmas das salas 10 e 13, das Professoras Conceição e Fátima:
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
LUSOFONIA I
No passado dia 18 de Novembro, no âmbito da semana da lusofonia, esteve na nossa Biblioteca o escritor e professor Fernando Vale e a equipa da Biblioteca Itinerante de Torres Novas, a Sandra, a Helena e o Edgar. Os três dramatizaram o conto "Os três desejos", que alunos e professores viram com muito entusiasmo.
Após essa dramatização o Professor Fernando Vale esteve à conversa com os alunos que se mostraram muito curiosos. No final da conversa o Professor autografou um dos seus livros que temos na Biblioteca -
Contos Tradicionais dos Países Lusófonos
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
ABERTURA DO CENTRO ESCOLAR
No dia 15 de Novembro ocorreu a abertura do Centro Escolar de Assentis e Chancelaria. Neste dia os meninos do jardim de Infância e do 1º Ciclo percorreram a escola para conhecerem o espaço. Também, como é óbvio passaram pela Biblioteca.
Aqui deixo algumas fotos de meninos que por lá passaram.
Subscrever:
Mensagens (Atom)