sábado, 11 de dezembro de 2010

A LESMA CONSTIPADA



Bruno Santos é o autor e ilustrador de: “A lesma Constipada”, nasceu no Norte, em 1960, e estudou Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e também Design e Ilustração. Ganhou o Prémio de Literatura Ferreira de Castro e deu aulas de desenho e ilustração.
 APRESENTAÇÃO DA OBRA
Porque andará a lesma tão atormentada?
Permanentemente constipada, não se conforma com a sua condição: tanta humidade não lhe permite resistir às malditas constipações nem levar uma vida normal. Como resolver tal problema?
Após várias tentativas falhadas, toma uma decisão: afinal, se outros parceiros se defendem em seus abrigos, porque não adquirir habitação própria?
Mas a ambição cega-a. Não se contenta com um simples atrelado como o do caracol. Quer um atrelado «estupendo», «enormíssimo», capaz de provocar inveja. E, apesar dos avisos, acaba por comprar à tartaruga um gigantesco atrelado. Mas, ao tentar deslocá-lo, perde as forças e desmaia. Vale-lhe o médico que lhe faz compreender o seu problema: o mal que a atormenta não são as constipações, mas antes uma enorme alergia à alface. Por isso, bastar-lhe-á mudar a alimentação e, quanto ao atrelado, porque não alugá-lo para casamentos e baptizados?!

Moral da História: Quem tudo quer tudo perde.


LEITURA DA OBRA
 No dia 18 de Novembro decorreu na Biblioteca uma sessão de leitura integral da fábula "A Lesma Constipada ", de Bruno Santos. Durante a sessão de leitura os alunos identificaram as características mais relevantes dos animais que nela desempenham o papel de personagens e aos quais se faz alusão (a lesma, o caracol, o caranguejo, a tartaruga e o búzio).
Numa segunda sessão, no dia 25, os alunos de 3º e 4º ano, da sala 13, manifestaram a sua criatividade escolhendo um animal, desenhando-o e evidenciando a sua "casinha".

Sem comentários:

Enviar um comentário