Às 14:30 horas, do dia 3 de maio, as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1º Ciclo estavam a postos para a chegada dos Idosos do Centro de Dia de Assentis, que vieram visitar o Centro Escolar.
Os idosos chegaram e ao entrarem no átrio do Centro as suas caras espelharam espanto e alegria ao verem tantos meninos e meninas.
Sentaram-se nos bancos com todos os meninos em redor. As crianças do Jardim de Infância cantaram a canção da “Árvore da Montanha” e os do 1º Ciclo tocaram flauta e cantaram a canção do “Alecrim, alecrim aos molhos” e, por fim, a canção da Mãe com a letra adaptada à música “Que linda falua”.
Após este momento musical, fomos todos visitar as salas do Jardim de Infância, os idosos tiveram a oportunidade de conversar com as crianças e ficaram encantados.
Os que puderam subir as escadas visitaram também as salas de 1º Ciclo, onde encontraram alguns os netos, outros os bisnetos e outros os alunos com quem eles brincavam nas escolas que fecharam. Ficaram muito entusiasmados e até emocionados.
Fomos todos depois para a sala 12, onde a Professora Maria do Carmo mostrou como as aulas de hoje são diferentes das de antigamente. Os idosos experimentaram escrever no quadro branco onde se usa a caneta e não o giz e os seus comentários foram: “É mais macio”. Mais tarde, passou-se ao quadro interativo, onde assistiram a uma aula sobre Perímetros e resolveram num ápice alguns problemas.
Os alunos Rafael e Wilson encenaram a lengalenga “Os compadres”, de Luísa Ducla Soares
- Ó compadre como passou a tarde de ontem à tarde?
- Deixe-me lá meu compadre, que a tarde de ontem à tarde foi para mim tamanha tarde que há-de ser tarde e bem tarde eu tenha cá outra tarde como a tarde de ontem à tarde.
Mais tarde, passámos todos pela Biblioteca Escolar, onde os alunos do Clube de Leitura declamaram poemas de diferentes autores que ofereceram a cada um dos idosos. Após isto, fez-se uma desgarrada de adivinhas, sendo que os idosos contavam uma e os alunos contavam outra do livro “Trava-Línguas e mais adivinhas coloridas”, de Tiago Salgueiro.
Finalmente, foram conhecer o refeitório, onde tinham um lanche muito convidativo. Estava na hora de voltar e todos em uníssono disseram: “Foi uma tarde bem passada!”
Sem comentários:
Enviar um comentário